quinta-feira, 12 de abril de 2012

Maria Gomes Gonçalves

Hey hey!!
Hoje tive um dia GIGANTE!! Aulas + muito trabalho para a fac. + reunião ERASMUS + 2 exposições.
Durante a aula de jornalismo, a stora disse-nos que iam inaugurar duas exposições no Arquivo Fotográfico de Lisboa, sendo uma delas de uma ex-colega nossa. E, para apimentar mais as coisas, ainda disse "Há comida grátis!" (eu simplesmente adoro esta stora).
Tendo eu de ficar na escola a trabalhar e tendo a reunião ERASMUS às 17h, podia bem esperar pela inauguração que era ali ao lado, no Martim Moniz às 19h.
A Marta, a Vera e a Sara acabaram por ficar comigo e ir até à exposição. Depois de termos enchido o bucho na reunião ERASMUS (que ainda bem que houve, para além de me alimentar esclareceu imensas das minhas dúvidas) fomos até ao arquivo.

O trabalho da Mariana Gomes Gonçalves é absolutamente espectacular! A serie apresentada chamava-se "Agosto-Dezembro 2010" e tem tudo aquilo que uma fotografia de quotidiano precisa para me captar a atenção: dinâmica, movimento, pés descalços, marcas do habitado, objectos partidos, texturas, a noção de tempo, etc... etc...
Visto que é minha ex-colega, espero um dia conseguir ter a mesma qualidade que ela e conseguir captar a atenção das pessoas, com o meu trabalho, da mesma forma como a Mariana captou a minha.



A outra exposição que inaugurou era um trabalho documental sobre a Vida e sobre a noção da sua fugacidade. A exposição contempla fotografias, fantásticas, da autoria de Marcos Borga, que nos transportam para o universo da imagem e nos levam a vive-la como se fossemos nós próprios que estivéssemos ali. Estas fotografias são ainda acompanhados por textos, espectaculares, que chegam a arrepiar e que quase nos fazem sentir aquilo que esta a acontecer na imagem, da autoria de Isabel Nery.


Se gostam de fotografia passem pelo Arquivo Fotográfico de Lisboa. Sei que já não têm o incentivo da comida grátis, mas as exposições são de borla. Ambas as exposições estão realmente boas e valem mesmo a pena.

Ainda tenho tempo para dizer que hoje tive o dia todo sem telemóvel, que sobrevivi, que estou óptimo (e recomendo-me) e QUERO REPETIR!!

XX,
JB

Sem comentários: